Seguidores

Pudim de Leite Moça


Calda
1 xícara (chá) de açúcar
Pudim
1 lata de Leite MOÇA® Tradicional
2 medidas (da lata) de Leite Líquido NINHO® Integral
3 ovos
Modo de Preparo
Calda:
Em uma panela de fundo largo, derreta o açúcar até ficar dourado. Junte meia xícara (chá) de água quente e mexa com uma colher de cabo longo. Deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar e a calda engrossar. Forre com a calda uma forma com furo central (19 cm de diâmetro) e reserve.
Pudim:
Em um liquidificador, bata os ingredientes e despeje na fôrma reservada. Cubra com papel-alumínio (opcional) e leve ao forno médio (180°C), em banho-maria, por cerca de 1 hora e 30 minutos. Depois de frio, leve para gelar por cerca de 6 horas. Desenforme e sirva a seguir.
DICAS:
- É essencial que o pudim seja preparado em banho-maria para que asse de forma lenta e controlada, para atingir a textura ideal.
- Para que o seu pudim não forme furinhos, verifique se a temperatura do forno está regulada conforme indicação da receita. Leve a forma ao forno na grade superior, longe da chama.

 

OBSERVAÇÕES
Caso use outra marca de Leite Condensado; em função de ser menos consistência; diminua a quantidade de leite de 2 medidas para 1 e 1/2 no máximo. Caso use leite desnatado ou semi desnatado, use no máximo 1 medida de leite. A temperatura do forno é fator decisivo para o cozimento da massa. Como cada forno pode estar com uma variação para mais ou menos de temperatura, mesmo com o indicador aos 180°, às 1:30' hs após ter iniciado o processo, abra o forno e observe a consistência do pudim. Ele deve estar com consistência de gelatina (quase totalmente endurecida, como se tremesse mas não mudasse de lugar, em estado líquido, o líquido muda de lugar ao chacoalhar ligeiramente, em estado sólido ele treme, mas não muda de lugar).
Para que não fique resto de açúcar no fundo da assadeira ao desenformar; coloque a assadeira sobre uma chama (em cima do fogão mesmo) e deixe aquecer levemente (ponha a mão na lateral próxima à base da assadeira, observe a temperatura alcançar a mesma temperatura do leite que damos ao bebê, por exemplo). Desligue o fogo e desenforme. Se ainda assim sobrar açúcar e você quiser utilizá-lo; coloque novamente a assadeira sobre a chama e um pouquinho de água mexa lentamente até que o açúcar derreta e se forme uma calda, espere esfriar um pouquinho e coloque sobre o seu pudim já desenformado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário